Spams: como evitar o transtorno

Um dos serviços mais usados na internet é o email, sendo também um dos recursos que mais causam dores de cabeça aos usuários e aos provedores, tudo por causa de uma praga chamada Spam.

Este nome é dado às mensagens não-solicitadas enviadas aos internautas por email, mensagens instantâneas e redes sociais.

» Curta a página da Imagine no Facebook

É cada vez maior o número de mensagens que os internautas recebem fazendo propagandas dos mais diversos tipos. Propostas financeiras, melhoras na vida sexual, divulgação de sites, propaganda de produtos "revolucionários", ofertas tentadoras, enfim, uma série de mensagens não-solicitadas invade as caixas postais, causando transtornos aos usuários e prejuízos aos provedores, já que quase metade das mensagens que estas empresas armazenam em seus servidores são spams.

Lamentavelmente, ainda não existe ferramenta eficaz contra essa "praga", mas, alguns cuidados podem ajudar a evitar essas indesejáveis mensagens, conforme mostram as dicas a seguir:

1 - Chats, fóruns e blogs - fontes de captura de endereços de email que os spammers (nome dado aos geradores de SPAM) utilizam

A sofisticação neste caso é tanta que programas são usados em chats, fóruns, blogs, entre outros, unicamente para esse fim. Portanto, evite divulgar seu e-mail nesses lugares de forma aberta, isto é, de maneira que qualquer pessoa possa acessar. Se isso for necessário, substitua o símbolo @ por uma palavra. Por exemplo, contato[arroba]imagineseusite.com ou contato[nospam]imagineseusite.com.

2 - Cuidado com sites desconhecidos

Não cadastre seu email em sites cuja confiança é duvidosa. Muitos oferecem prêmios fabulosos para atrair internautas aos montes e capturar e-mails. Mesmo em sites grandes, verifique a política de privacidade para estar certo de que seu e-mail não será divulgado a empresas parceiras. Ao entrar em sites pornográficos, tome ainda mais cuidado. Muitos oferecem fotos por e-mail gratuitamente. Você pode até receber as fotos, mas também receberá um monte de mensagens indesejadas.

3 - Tenha pelo menos duas contas de e-mail

Uma, use para coisas importantes, como comunicação com colegas e amigos, uso profissional ou negócios. De forma alguma divulgue esse endereço a quem você não conhece. A outra conta de e-mail pode ser usada para cadastros em sites, listas de discussão por e-mail, enfim. Assim, você consegue separar o que é importante para você.

4 - Em mensagens automáticas ou mesmo em sua assinatura, evite passar muitos detalhes sobre você

Isso pode ser usado por spammers para qualificar você a receber um determinado tipo de spam. Por exemplo, se você trabalha com informática, essas informações podem ser usadas para lhe enviar ofertas de computadores à venda. Por isso, se houver necessidade de divulgar suas informações, faça-o somente em seu e-mail mais importante. Evite divulgar tais dados em listas de discussão ou fóruns.

5 - Jamais, de maneira alguma, responda as mensagens de spam

A grande maioria dos spams vem um com um texto dizendo algo como "clique aqui se não quiser mais receber nossas mensagens" ou "responda esta mensagem com o assunto Retirar para excluir seu e-mail de nosso banco de dados".

Nunca mande email aos spammers, mesmo que seja para xingá-los. Se fizer isso, eles saberão que seu e-mail é válido e terão certeza de que você está lendo os e-mails indesejados, sendo, dessa forma, motivados a continuar enviando mensagens para seu email.

6 - Nunca acesse o site dos anúncios do Spam

Caso contrário, os spammers pensarão que a propaganda está dando certo e enviarão cada vez mais mensagens. Ao receber "propostas imperdíveis" ou um e-mail de "um amigo que você não conhece", ignore. Essas propostas têm outros fins. Além do mais, ninguém escolherá justamente você para deixar rico sem nenhuma razão. Portanto, desconfie sempre;

7 - Nos programas de mensagens instantâneas ou em redes sociais as regras acima também são válidas

O spam pode chegar a você por vários meios e não somente por correio eletrônico. Até mesmo seu celular pode ser usado para isso (através de mensagens de SMS). Portanto, tenha cuidado na divulgação de suas informações em qualquer serviço de comunicação.

8 - Ao identificar uma mensagem de spam, apague-a antes de ler

Alguns emails de spams têm elementos que permitem ao spammer saber se a mensagem foi acessada. Assim, ele obtém estatísticas da propagação das mensagens que emitiu. Por essa razão, apague a mensagem assim que identificá-la como tal. Não se dê ao trabalho de lê-la, fazendo o que o spammer quer.

9 - Use bloqueadores de endereço

Muitos serviços de e-mail contam com ferramentas que bloqueam endereços. Ao identificar que, por exemplo, uma loja on-line lhe envia periodicamente ofertas por email sem você ter solicitado, utillize a opção de bloqueio de seu serviço de e-mail para parar de receber essas mensagens. Em alguns casos, além de fazer o bloqueio, o serviço de e-mail também retorna a mensagem indicando que seu e-mail não existe mais, aumentando as chances do spammer descadastrá-lo.

10 - Dica controversa: verifique sempre a pasta de e-mails bloqueados

A maioria dos serviços de e-mail oferecem ferramentas contra o spam. Todavia, esses sistemas podem falhar e bloquear e-mails verdadeiros, portanto, verifique periodicamente a pasta de e-mails bloqueados para evitar a eliminação de uma mensagem que você realmente deveria receber.

11 - Só abra newsletters de sites em que você se cadastrou

A Imagine, preocupada sempre com o envio de suas newsletters, compremete-se a enviar mensagens apenas a usuários que previamente solicitam seu recebimento e desaprova, veementemente, qualquer práica que seja contrária à política de privacidade do consumidor.

Se você conhece alguma empresa que faz práticas desse tipo, denuncie e ajude a acabar com tais ações.

Artigos relacionados

Vídeos virais: a nova tendência em comunicação digital

Você já deve ter visto algum e nem percebeu, mas essas ações são as que mais crescem em Marketing Digital. Os vídeos vir...

Como planejar uma estratégia de mídia social

Quando eu defino uma estratégia de Marketing Social eu sempre tenho em mente os passos que podem me orientar em direção a u...

COMO USAR O TWITTER PARA GERAR VENDAS

Não há dúvida de que o Twitter é uma das principais redes sociais do momento. E que com mais de 250 milhões de usuários ati...
 

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital