Redes Sociais: Orkut, Twitter, Facebook e outras. O que são? Qual o potencial? Como colocar empresas?

O brasileiro é  social por natureza. Com o avanço das tecnologias e o advento da internet, a comunicação foi além das rodas de bate-papo nas ruas, bares, igrejas, cafezinhos, telefones etc. Conhecer pessoas ficou mais fácil.

A internet distancia de alguma forma física as pessoas, mas as une de muitas outras. Encontrar a turma do colégio ou grupos com a mesma afinidade que nós com a rapidez de uma busca no Google demonstra que o mundo mudou.

» Curta a página da Imagine no Facebook

Na enciclopédia virtual Wikipedia, que também é uma rede social, encontra-se uma descrição para explicar o significado de mídias sociais: “ferramentas online projetadas para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.”

Para se ter uma idéia do assustador tamanho atual do mundo das redes sociais, a maior é o Facebook, com 1.191.373.339 de views por mês.

No mundo, 1.1 bilhão de pessoas maiores de 15 anos acessou a Internet em maio/09, sendo que dois terços acessaram ao menos um site de rede social, diz a pesquisa realizada pela comScore. O Brasil só perde para a Rússia em horas navegadas em redes sociais. “As redes sociais se tornaram um passatempo popular na internet não só em mercados maduros como a América do Norte, mas também em países onde há crescimento veloz da internet como a Rússia”, aponta Mike Read, diretor da comScore Europa. Ele ainda diz que “em um país de grandeza geográfica como a Rússia, redes sociais representam uma forma de ligar pessoas de lugares diferentes e o comportamento de alguns usuários oferece oportunidades a agências de comunicação digital e anunciantes que pretendem atingi-los”. E o mesmo pode ser aplicado ao Brasil.

Levando as mídias sociais para os negócios

Imagine que onde há interação social e compartilhamento de informações, pode haver pessoas falando (bem ou mal) da sua empresa. A notícia ruim é que isso não pode – e não deve - ser controlado, mas você pode – e deve - ter participação: colaborar e dialogar nesses ambientes. Ou seja, querendo ou não, as pessoas vão falar da sua empresa e a decisão de participar dessas discussões é sua.

Além de participar, faz-se necessário acompanhar tudo o que estão falando e para isso eu sugiro que você contrate uma companhia com experiência no assunto, afinal estamos falando da imagem, de como ela está sendo vista pelos consumidores.

Está é, antes de mais nada, uma fonte de pesquisa tão ou mais importante do que pesquisas realizadas por institutos, pois tem uma característica própria de extrema relevância: os consumidores estão falando espontaneamente, sem interferência nem possível direcionamento em suas opiniões.

É muito importante traçar objetivos, estratégias e definir como você quer aparecer no mundo digital quando alguém te procurar. Basta começar cadastrando a empresa nas redes sociais. Para isso, crie um perfil dentro das redes que achar relevante para o seu negócio: Orkut, Facebook, Linkedin, Myspace, Twitter etc, e deixe que um empresa com conhecimentos na área de comunicação digital administre os perfis de sua empresa.

Mais atenção: as redes vão muito além do tão famoso Orkut. O compartilhamento de informações acontece em blogs, microblogs, chats, RSS, widgets, mensagens instantâneas, podcasts, sites de compartilhamento de vídeos e fotos, wikis e outros.

Apenas o cadastro não é um trabalho de mídia social. É só o começo. O importante é cuidar da sua reputação digital, sem querer controlar, e tornar-se relevante nas redes sociais.

Não deixe sua empresa fora dessa tendência, pois ela só tende a se expandir.

As redes sociais não dependem do que é e nem do que será a internet. Dependem do que são as pessoas, como elas se comportam no mundo. A internet é o meio que facilita a "socialização” e tende, cada vez mais, a crescer em relevância no mundo corporativo.

A Imagine Comunicação Digital poderá ajudá-lo a entender melhor o mundo das redes sociais e desenvolver estratégias para que sua empresa entre de vez na nova onda. Entre em contato e descubra o que podemos lhe oferecer.

Artigos relacionados

Primeiros passos no Facebook: Checklist para a primeira semana de fanpage

Muitas pessoas estão chegando ao Facebook e conhecendo suas vantagens no mundo dos negócios. Por isso, hoje vamos falar de al...

8 passos para montar seu time vencedor no marketing digital

Retorno com marketing digital, seja ele traduzido em novos contatos de negócios, vendas diretas ou fortalecimento da marca, n...

Plano de marketing digital para a internet

Você já parou para pensar a respeito de um plano de marketing para a internet? Sabemos que para uma empresa obter sucesso, al...
 

Pagseguro

logo pagseguro 180x41

Cadastre-se no boletim informativo

Cadastrar

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital