Solicite um orçamento

Valor de: 9 + 10 = Enviar

Seu site otimizado para todas as plataformas.

imagine mobile

Agregador usa robô e algoritmo para listar ofertas de compras coletivas

Em operação desde o fim de janeiro, Comune aposta na tecnologia para trazer conteúdo relevante e quer se abrir para a opinião do consumidor.

Um agregador de ofertas online com critérios, capaz de reunir apenas o que for mais atraente. É o que promete o Comune, site criado pela empresa de mesmo nome e que, por meio de um software-robô, se propõe a reunir as melhores ofertas dos sites de compras coletivas do Brasil.

No ar desde o fim de janeiro, o Comune chega para concorrer com serviços como o SaveMe, do grupo Buscapé. Os trabalhos, contudo, começaram antes - em outubro de 2010 - mediante o aporte de 1 milhão de reais em investimentos por três sócios - entre eles, a agência de comunicação digital Enken, de David Reck, que agora acumula a direção das duas empresas.

» Curta a página da Imagine no Facebook

É um mercado que ainda ferve. Segundo levantamento do site especializado Bolsa de Ofertas, o Brasil já tem mais de mil sites de compras coletivas em operação. A Comune calcula que apenas na cidade de São Paulo cerca de 400 ofertas de compras coletivas surjam por dia. No Brasil, esse número fica entre 950 e 1.400.

"O excesso de informações da Internet favorece a existência de serviços de entrega de conteúdo consolidado", pondera Reck. "À semelhança do Google, utilizamos uma tecnologia que, com base numa indexação controlada, entregamos conteúdo revelante. A diferença é que essa entrega não vem na forma de uma lista de links; ela pode ser filtrada e classificada", destaca.

Varredura

De acordo com a empresa, as ofertas são coletadas por meio de sistemas automáticos de varredura da web e agrupadas de acordo com seu custo-benefício, estimado com ajuda de um algoritmo que leva em conta o porcentual de desconto, preço e quantidade de cupons vendidos - utilizado, aqui, como indicador de interesse pela promoção.

Reck diz que atualmente cerca de 200 sites de compras coletivas são varridos pelo sistema. "Na verdade, os dez primeiros já respondem por 80% das ofertas, mas nossa intenção é chegar às ofertas regionais, importantes em cidades que ficam longe dos grandes centros", explica. Por isso, mais sites são acrescentados a cada dia.

No Comune, o usuário poderá criar filtros e ordenar as ofertas conforme suas preferências - por cidade ou categoria, por exemplo. Outra novidade é a utilização de geolocalização. O sistema do site promete exibir as ofertas de parceiros mais próximos da casa ou do trabalho do consumidor, com base no cruzamento de informações como CEP do usuário e dados da oferta publicada.

E mais recursos serão incluídos com o tempo - como os comentários e o campo de satisfação do consumidor, que deverão entrar no ar até o fim de fevereiro. "É por isso que ainda mantemos o caráter de beta", diz. As ofertas poderão ainda ser acompanhadas também pelo iPhone, mediante o uso de um app que vem sendo desenvolvido pela empresa.

A intenção da Comune é estender o serviço a outros países da América Latina já no segundo trimestre - e, também, a outras áreas de atuação. "Nossa tecnologia lida com compras coletivas, mas pode trabalhar com sites de empregos ou de imóveis. É só uma questão de ajustar a interface e adaptá-a à língua do país", conclui.

Fonte: IDGNow

Artigos relacionados

O que é preciso para ser um bom profissional de marketing digital?

Quando analisamos os números dos grandes players do mundo, como YouTube, Google, Orkut, Facebook, Twitter e MSN, temos um pan...

Obama quer que Microsoft produza um jogo sobre o governo dos EUA

Jogadores poderiam 'mexer' no dinheiro do tesouro norte-americano. Game seria lançado nas redes sociais. O governo Obama ent...

A rede social dos desempregados

Está desempregado? Existe uma rede social para você: o Parobook. Em vez das atualizações de status com frases de efeitos, fil...
 

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital