Reposicionamento de marca: quando e por quê?

Algumas empresas, por meio de seus departamentos de marketing, demoram a se posicionar – de maneira estratégica e de acordo com seus planejamentos – no mercado. Mas, mais do que se posicionar, é preciso manter-se bem para não “cair” no conceito. Pois, caso isso aconteça é o momento de mudar. Mas quando é o momento? Afinal, cada caso é um caso.

O reposicionamento de uma marca, na maioria das vezes, deve acontecer quando o consumidor muda. É a percepção do cliente em relação aos produtos, serviços e marcas que deve estar de acordo com as ações da empresa para a sua consolidação.

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Se a percepção é negativa e não identificada, automaticamente o departamento de marketing da organização é acionado, pois o resultado é enxergado pelos setores financeiro e de venda. Além da percepção através dos clientes, considerando a necessidade de um reposicionamento de marca associado com uma mudança de posicionamento e estratégia da própria empresa, já que podem ser alterados os públicos alvos, produtos e até tendências para acompanhar os concorrentes.

E quando se trata de uma mudança de marca da rede de franquias que é considerada a maior do mundo no ramo de beleza e cosméticos? Sim, “O Boticário” acaba de lançar uma campanha otimista para divulgação de sua nova marca.

De acordo com o portal Meio & Mensagem, a companhia deixou a cor verde de lado em seu logotipo, em busca de sofisticação e modernidade. Com o slogan “A vida é bonita, mas pode ser linda”, a ação criada pela AlmapBBDO pretende mostrar a sofisticação acessível que a marca representa.

Essa é a primeira vez que o verde deixa de ser a cor padrão da marca. “O Boticário quer assumir todas as cores, todas as emoções, então o verde também irá existir”, afirma Katya Hochleitner, gerente executiva de serviços de marketing. A criação da nova marca é da Future Brand. Além disso, foi criada nova tipografia – e a letra B aparece floreada, remetendo a feminilidade, e irá representar também o “selo” da empresa. O sublinhado sai do logotipo e passa a assumir todas as cores.

Para criar o logotipo, “O Boticário” fez um levantamento feito por meio de estudos qualitativos entre o final de 2009 e meados de 2010 com o público feminino. O perfil foi uma consumidora otimista, que se valoriza com equilíbrio e harmonia. Para ela, a marca consiste em sofisticação acessível. “A consumidora de “O Boticário” é uma mulher otimista, que acredita na beleza, contudo ela não busca estar feliz sozinha, ela quer dividir a alegria”, comenta a diretora de marketing e vendas do Boticário, Andrea Mota.

Se vai dar certo ou não – ainda – é cedo para falar, tendo em vista que a campanha foi lançada no último dia 23 de março, mas no caso de uma marca e empresa consolidadas mundialmente no mercado, o reposicionamento foi previamente muito bem estruturado e estudado.

Um reposicionamento pode revigorar a marca e trazer cada vez mais resultados, entretanto deve-se tomar muito cuidado para não correr o risco de perder a identidade e a tradição da marca para não afastar os clientes atuais e já fidelizados ao longo dos anos.

O mais seguro a fazer é reposicionar a marca dentro de um conceito que contribua para um relacionamento duradouro entre empresas X consumidores. E se, no caso do “O Boticário” a inovação vem para acompanhar a modernidade feminina, então, bem-vinda nova marca.

E, especialmente para as leitoras, vocês gostaram? É a feminilidade atuando no marketing.

Fonte: Midiaboom

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