Quanto vale o primeiro resultado do Google

Sim, este é mais um post de SEO, porém desta vez, visa falar de algo não técnico, que sempre é mencionado mas pouco levantado em reuniões ou prospecções de clientes, o ROI (retorno sobre investimento).

Como base de comparação, resolvi usar o AdWords, que é o programa de publicidade online do Google baseado também em palavras-chave, afinal nada mais justo que comparar os custos dos resultados orgânicos, usando o mesmo padrão de previsibilidade que eles usam para vender anúncios não?

A agilidade do tráfego do Adwords

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Imagine que você possui um site para casamento, como meu colega do Pronto Casei e, neste caso, existem vários termos relevantes para essa startup, um deles é exatamente o termo que eu usei como âncora: “site para casamento”.

Usando a ferramenta de palavras-chave do próprio AdWords, com esse mesmo termo e com um teto máximo de R$5.00, temos os seguintes valores:

estimativas-de-trafego

São 33 mil pesquisas locais ao mês, com um CPC (custo por clique) de R$1.64 e estimativa de cliques diários que totalizaria R$72.24, o que daria pouco mais de R$ 2.000 ao mês gerando cerca de 1200 cliques, que vale lembrar, não querem dizer que serão convertidos em negócio.

A força do tráfego orgânico

Baseando-se no estudo da Chitika, a distribuição dos cliques na primeira página de resultados é a seguinte:

percentual-de-trafego-vindo-do-google

Levando o estudo em consideração, a média de 34% apresentada por eles, significaria que para este mesmo termo, nosso amigo do ProntoCasei teria aproximadamente 11.254 visitas, se hoje já estivesse ocupando a primeira posição no Google para este termo, um tráfego que você gastaria R$18.456.56 para gerar através de links patrocinados, isso SE essa palavra-chave pudesse gerar tantos cliques dessa forma.

Conclusão

SEO é para ser planejado antes de qualquer projeto online e isso faz com que os resultados sejam muito mais rápidos e menos custosos (em trabalho e financeiramente). Lembre-se que qualquer mudança em um site já existente, acaba sempre provocando retrabalhos e, acima de tudo, que trabalhar visando o tráfego orgânico é um trabalho demorado e que visa o longo-prazo, porém, que vale a pena.

E você já planeja pensando em SEO?

Fonte: Midia Boom

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