Como gerar engajamento no Facebook

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O Engajamento é o grau no qual o consumidor interage com a sua marca. O compromisso entre a marca e o usuário. Isto se baseia em criar fidelidade e motivação para que os usuários defendam e se sintam parte da marca, e desta maneira nos recomendar a novos usuários. Ter usuários engajados com sua marca é algo incontável, já que ao passar dos tempos se converterão em evangelizadores da marca. O êxito do seu negócio depende dos atuais defensores da marca.

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Muitas pessoas/empresas usam ferramentas como o Facebook insights, mas para medir o engajamento apenas esta não é suficiente. O engajamento não se mede apenas com "Curtir", mas sim com interações com a sua marca. Dizer que um "curtir" é uma forma completa de interação com sua marca é um erro. Quando um usuário interage com a sua marca, está levando tempo e esforço para dizer que gosta da experiência que a marca lhe oferece, esta é inestimável.

Por que Facebook?
Mais de 80% das empresas usam o Facebook. A rede possui +1,5 bilhãode usuários registrados no mundo. Um usuário gasta em média de 405 minutos no Facebook todos os meses, o que dá uma média de 13 minutos por dia.

O Facebook se converteu em um lugar importante para a comunicação e interação das marcas com os usuários. A Maior interação é feita através do botão "curtir", o botão é responsável por cerca de 84% das interações com as marcas no Facebook [Saiba Mais - 10 dicas para sua página no Facebook fazer sucesso]. É muito importante medir e saber qual é o conteúdo que os usuários mais curtem, para assim poder gerar interação na página.

Tudo o que ocorre na página deve ser medido (especialmente o engajamento dos usuários). O importante não são os dados quantitativos, mas a interpretação que é feita a partir deles.

Algumas ideias

Conversar com os usuários
É essencial que os usuários não sejam ignorados. Responda a todas as mensagens, pois o usuário verá que você teve tempo para preparar uma resposta. A resposta não deve ser um modelo padrão, mas customizada de acordo com o caso. Você tem que estar constantemente à procura de um diálogo, não espere que seus usuários falem com você. As perguntas são boas para incentivar o envolvimento, pedir opiniões, compartilhar histórias sobre a comunidade, fazer alguns mimos. O conteúdo que criamos deve ser projetado para permitir conversas.

Ter uma personalidade definida
Os usuários estarão mais envolvidos com a sua marca, se eles sentirem que estão a falar com uma pessoa, não com uma corporação. Tenha um tom de conversa consistente. Tenha uma conversa natural, os usuários irão sentir que você não está tentando vender algo.

Gerar conteúdo interessante
Os usuários esperam para ler o conteúdo relevante. É necessário ter métricas do tipo de conteúdo que os usuários gostam, a fim de gerar conteúdo para garantir o engajamento. Ter Conteúdo que vinculo com os seus usuários, pois assim você criará comunidades de melhor qualidade, página com mais "Curtir", conteúdo mais compartilhado, e em geral usuários mais engajados. O que diferencia uma página de uma bem-sucedida de uma que não é, é a interação e participação do usuário.

Como chegar ao público relevante
Existem várias ferramentas que permitem fazer um melhor trabalho de Community Manager.

Ver as mensagens que não foram respondidas.

A maioria dos community managers acham que fazem um excelente trabalho de responder as mensagens dos seus usuários, e temos certeza que esta é sua intenção. Infelizmente muitos de nós somos esquecidos ou não queremos dar ouvidos. Cada mensagem no qual não houve uma resposta é uma oportunidade perdida para fazer uma venda ou ação.

Conhecer os usuários que estão engajados com a marca
É muito importante reconhecer os usuários que ajudaram a sua marca a crescer no Facebook. Esses usuários não são como os outros, ele têm muito mais valor. Eles são evangelistas da sua marca e deve ser tratado como tal. Converse com eles, dê reconhecimento público, faça-os se sentirem importantes e isto será a sua publicidade mais valiosa.

Criar o conteúdo que os usuários esperam
Seus usuários esperam muito de você, por isso te seguem. No momento em que seu conteúdo for irrelevante, eles simplesmente se vão [Saiba Mais - Como escrever artigos inteligentes e atrair mais visitantes]. Como saber quais conteúdos meus usuários querem ler? A resposta é simples é a INTERAÇÃO e o MONITORAMENTO.

Fonte: Startup 101

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