5 dicas para uma estratégia de conteúdo bem-sucedida

estrategiaconteudo

Entre blogs pessoais, mídias tradicionais e mídias sociais, está se tornando cada vez mais difícil para as marcas serem capazes de se destacarem entre todos os ruídos de marketing.

» Curta a página da Imagine no Facebook

Se isto é verdade para grandes marcas, é ainda mais para pequenas e médias empresas que buscam ganhar visibilidade em digital a partir de uma estratégia de conteúdo estratégia.

Aqui estão cinco dicas inspiradas no artigo de Jeetu Mahtani , CEO da HubSpot Internacional, dicas úteis no desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo que permite surgir no vasto mar de conteúdo digital.

1 – Passo a passo: não em todos os lugares, mas dentro de um roteiro
Você quer sair para um novo destino, sem um mapa? Provavelmente não. A criação de conteúdo sem uma meta não ajuda nem a empresa nem os clientes. A estratégia de conteúdo deve, portanto, ser alinhada com os objetivos de negócios. Você quer aumentar as vendas? Você quer vender um determinado produto? Você deve identificar claramente o que você quer alcançar e em que momento. Assim como você faz com um roteiro.

2 – "O meio é a mensagem", como disse Marshall McLuhan: descubra qual metade do alvo
Conhecer o seu público-alvo é uma obrigação, mas também parece um clichê em demasia pelos departamentos de marketing. No entanto, é difícil de pôr em prática. Uma estratégia eficaz de conteúdo deve estudar o comportamento do alvo, ou seja, como e quando consumir conteúdo e o que eles esperam da marca.

Vamos supor que uma marca de carro tem entre seus compradores dois tipos distintos de pessoas: os pais que trabalham e jovens licenciados que compram seu primeiro veículo. A mensagem tem de ser diferente, não apenas em conteúdo, mas também no meio através do qual é transportada.

Neste caso, significa diversificar e mensagem, a marca do carro poderia criar um manual de condução segura para blogs sobre a paternidade de modo a interceptar o alvo dos pais, enquanto um conteúdo visual posicionado no Twitter são mais propensos a atrair o jovem licenciado.

O conselho é, portanto, de investir tempo e energia para entender por aqueles que compõem o alvo e quais são os conteúdos que mais lhes interessam.

3 – Preencha os espaços em branco: encontrá-los com Google
Analisar o conteúdo presente (a maioria) não está presente online. Seria aconselhável investir algum tempo na análise dos conteúdos que estão nas primeiras posições de pesquisa no Google, o conteúdo mais compartilhado no social. Você poderia fazer algumas descobertas interessantes, e saber que existem muitas páginas que falam sobre o mesmo assunto deixando descoberto muitos mais.

Aqui, uma escolha inteligente seria a de adaptar-se e preencher esse vazio de conteúdo em primeiro lugar. Você será bem recompensado pelo Google, que irá recompensá-lo com boas posições nos resultados de busca, porque você vai ter criado um conteúdo original.

4 – Excelência não é suficiente: você é incrível
A qualidade do conteúdo deve levar com ele uma promessa. Isso não deve apenas informar o alvo, mas deve entreter e inspirar. O conteúdo proposto deve ser: fácil de encontrar, fácil de ler e altamente envolvente e compartilhável.

5 – A medida do sucesso: tamanho total precisão
É importante identificar métricas específicas para os diferentes tipos de conteúdo. Pelo número de ações para downloads de materiais, ter indicadores de desempenho para determinar o sucesso ou o fracasso, isso é vital para uma estratégia de conteúdo saudável.

A produção e a proliferação de conteúdo é uma grande coisa. No entanto, sem um roteiro claro, objetivos mensuráveis, você corre o risco de estar em uma sala vazia para produzir e distribuir conteúdo em um estado de isolamento.

Fonte: Startup 101

Artigos relacionados

10 mitos sobre conteúdo online

Lançado em 1999, o site de vídeos de humor CollegeHumor era só uma diversão do então universitário Ricky van Veen. Mais de de...

Por que bom conteúdo falha?

Nessa guerra infinita sobre SEO hats, eu ouço constantemente alguém dizer “eu fiz um ótimo conteúdo, e ninguém se importou&qu...

10 dicas para sua página no Facebook fazer sucesso

1) Preencha todas as informações sobre a empresa na página. Antes de tudo, a página tem de ser útil para quem quer te encont...
 

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital