Como planejar uma estratégia de mídia social

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Quando eu defino uma estratégia de Marketing Social eu sempre tenho em mente os passos que podem me orientar em direção a um determinado objetivo através de objetivos mensuráveis.

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Com este artigo, gostaria de ilustrar os passos pelos quais um conjunto de estratégias de marketing em mídia social deve ser adaptado a cada cliente.

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Ajudar as empresas a definir a sua presença on-line significa evitar erros que podem prejudicar a sua imagem aos olhos dos consumidores e potenciais clientes. Na verdade, tento pensar o que aconteceria se um usuário pesquisasse no Google sobre a empresa, e tropeçar em um fórum que explica como é difícil entrar em contato com o serviço ao cliente dessa marca, ou (mais importante) não é possível encontrar a marca entre os resultados de pesquisa.

Estudar uma estratégia de negócios na web significa por um fim a essas questões.

Começando

A estratégia de marketing social, bem como a sua concepção e criação da campanha de marketing, será exclusivamente focada no que é definido aqui. Juntamente com a empresa eu, você devemos analisar a situação existente:

  • Conteúdo: a partir do estudo do site e seu conteúdo iremos extrair as informações básicas para a estratégia de marketing social, em particular, a linguagem utilizada no conteúdo, a forma como a informação é fornecida, as palavras-chave, a relação entre o usuário e o site, então entre a demanda e a satisfação dos mesmos, o mapa do site e análise de sua usabilidade;
  • Usuários: definir o público-alvo para manter aqueles que já conhecem a marca e expandir a caminhada;
  • Contexto: a análise preliminar da infra-estrutura existente, os canais de publicidade abertos e parâmetros de qualidade permitem que o cliente entenda completamente o tipo de conteúdo e sua estrutura. Dessa forma eu posso descobrir o que o site quer comunicar.

A análise destes três elementos, é a chave para a realização de uma estratégia eficiente e eficaz.

Planejamento Estratégico

Com base em atividades preliminares, iremos desenvolver a estratégia de marketing social que vai seguir os seguintes passos:

  • Missão da empresa;
  • Objetivos de negócios;
  • Objetivos dos vários departamentos;
  • Objetivos da estratégia de marketing social;
  • Táticas de marketing social;
  • Métricas de marketing social.

Missão Empresarial

Conhecer a missão da empresa, a razão de sua própria existência, contribui para uma compreensão profunda da marca para ter uma orientação clara e definida do mesmo.

Os objetivos de negócio

A existência de conjuntos de metas alcançáveis, em linha com o que a empresa quer oferecer e comunicar. Estes objetivos estratégicos apontados em uma direção clara a direta para implementar a estratégia de marketing social.

Objetivos dos vários departamentos

A estrutura de uma empresa envolve vários departamentos, cada um dos quais tem uma função precisa uma vez que a organização em sua totalidade e complexidade. Normalmente, os departamentos com os quais existem as seguintes interfaces:

  • Vendas e marketing;
  • Recursos humanos;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Esses departamentos têm objetivos diferentes, vejamos:

 

  • Vendas e marketing: aumentar a notoriedade da marca, o número de vendas e leads, reter clientes e reter novas;
  • Recursos humanos: para reduzir os custos dos recursos de recrutamento e aumentar o banco de dados de currículos;
  • Atendimento ao cliente: para facilitar o fluxo de telefonemas e responder de forma adequada às várias solicitações;
  • Pesquisa: coletar feedback do usuário, a fim de melhorar os serviços / produtos de negócios em geral.

Objetivos da Estratégia de Marketing Social

Depois de interface com departamentos corporativos, serão estabelecidos objetivos gerais que a estratégia deverá alcançar (como veremos mais tarde, na elaboração dos objetivos em matéria de cada departamento):

  • Aumentar o conhecimento da marca;
  • Fortalecer e melhorar a reputação on-line;
  • Fidelização e aumento nova.

Estratégias de Marketing Social

A estratégia será diferente de acordo com as áreas de negócio. Aqui está um exemplo do que pode ser colocado em prática estratégias para os vários departamentos:

  • Vendas e marketing: criar uma promoção que comemora o sucesso do cliente;
  • Recursos Humanos: tirar partido de algumas plataformas sociais para promover o "Trabalhe Conosco" e publicar perfis profissionais por parte da empresa;
  • Atendimento ao Cliente: melhorar o atendimento ao cliente com uma resposta rápida e eficiente através do monitoramento da plataforma;
  • Pesquisa: Realizar pesquisas para capturar o feedback do consumidor.

Métricas de marketing social

Desempenhos na mídia social são mensuráveis ​​e avaliáveis ​​através das ferramentas fornecidas pelas mesmas plataformas (mas não só). A medição do desempenho serve tanto para a empresa como para o gerente de mídias sociais, se fosse necessário, como contornar as dificuldades de comunicação específicas resultantes de estratégias ineficazes. A comparação com os dados em mãos, entre as duas partes, ajuda tanto para ter um quadro completo da situação para ajustar o tiro. Medirá aos KPIs, nomeadamente:

  • Volume da comunidade;
  • Engajamento da comunidade (ações, como, RT e Curtir, Repin, visualizações de vídeos, citações, comentários);
  • Reputação on-line;
  • SOV (share of voice);
  • Geração de leads.

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