7 dicas para construir um público fiel nas redes sociais - Parte II

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Para você que viu a primeira parte das sete dicas para construir um público fiel nas redes sociais, finalizamos a série hoje.

Como se aproximar do público nas redes sociais

Social não é difícil de vender
Não force a barra com seu público, seja cauteloso com os conteúdos publicitários. Sabemos que você quer mostrar seu novo conceito inovador, mas falar muito de sua empresa, de como ela é incrível e descolada pode levar o seu público a ter uma atitude contrária a que você deseja.

Não tenha uma fanpage excessivamente promocional. Aconselho que adote uma estratégia de conteúdo que apele às emoções dos espectadores. Procure um equilíbrio, um conteúdo forte, que gere comentários, especialmente os emocionais, pode ser uma boa forma para melhorar o empenho e crescimento de sua página. As pessoas são mais propensas as comentar, retuitar ou compartilhar um conteúdo quando ele lhe provoca lembranças ou associações positivas.

Social é 24/7
Os seus clientes estarão on-line durante muito tempo (noites e fins de semana), e a estratégia social ideal é não ficar off completamente por horas ou dias a fio.

As redes sociais são um recurso bastante poderoso, de apoio ao cliente, de aquisição de clientes e construção de relacionamentos de longo prazo. Postagens diárias – além de monitorar comentários, retweets, compartilhamentos e etc – é uma forma de interagir com o público online. Isso não quer dizer que você tenha que ter um "vigilante" 24 horas por dia tomando conta de suas redes (para grandes marcas ou empresas, isso é outra história); mas não monitorar das 17h na sexta-feira até 09h segunda-feira pode significar perder negócios em potencial ou deixar um cliente chateado por, aparentemente, estar ignorando suas reclamações.

Sorteios e brindes
Uma das maneiras mais fáceis para atrair um público social é oferecer aos seus clientes incentivos para "likes", seguir ou se conectar com o seu negócio. Promover um sorteio ou concurso pode gerar um buzz valioso, bem como criar afinidade com a marca e atrair potenciais clientes – que poderiam nunca ter ouvido falar de sua empresa – para verificar seu site. Só fique ligado nas diretrizes da plataforma para concursos; cada uma tem suas normas e guias de boas práticas, vale a pena consultar antes.

Todo mundo adora coisas grátis, e de um mimo!

No entanto, fazço uma advertência, pois enquanto atrai um público muito grande você corre o risco de sacrificar a qualidade dos clientes, ou seja, pode atrair pessoas que não se preocupam com a sua marca em longo prazo. As empresas devem estar cientes e aceitar o fato de que nem todo mundo que participa do sorteio vai ser fiel marca, mas é possível levá-los a lealdade em longo prazo através de conteúdos e experiências que valem a pena.

Novamente fica o alerta: antes de realizar um sorteio você deve realizar pesquisas sobre exemplos de sucesso e boas práticas.

O Facebook,recentemente, divulgou suas diretrizes para a realização de concursos, que é uma grande notícia para empresas de pequeno porte que antes não podiam arcar com o tempo ou o custo de um sorteio.

Agência vs "membros da casa"
Existem diferentes opiniões de quem deve gerenciar sua marca nas redes sociais. Por um lado, fazer o próprio gerenciamento (com um membro da equipe) garante que a mensagem da marca seja precisa, oportuna e coerente. Por outro lado, muitas empresas não têm tempo, recursos ou know-how para se dedicar ao social, e então contratam profissionais .

Se você não se sente inseguro para criar e gerir sua marca nas redes sociais, contratar uma agência pode ser um excelente investimento. Mas, é importante que crie laços de confiança com a agência e mantenha as linhas de comunicação estreitas e abertas, e não se esqueça de aprovar o conteúdo em tempo hábil.

Essa dúvida depende muito do orçamento disponível e dos objetivos que deseja alcançar nas redes sociais.

Fonte: Startup 101

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