Reputação online? Focar em conteúdo de qualidade

imagine-reputacao-online

O conteúdo é o componente mais crítico para a gestão de reputação online por causa das mudanças do algoritmo do Google; Este fato avalia a confiabilidade, relevância e importância do conteúdo online.

» Curta a página da Imagine no Facebook

O Google atualiza continuamente e aprimora seu algoritmo, um sistema complexo para avaliar a qualidade de todos os sites; essas mudanças terão um impacto direto sobre a sua reputação online.

Isso ocorre porque muitas pessoas e muitas marcas estão tentando enganar o sistema, tentando se posicionar na SERP com sites de baixa qualidade, ou autogerado pelo conteúdo de falta de interesse, fingindo que são sites confiáveis.

Isso mudou com a chegada do Pinguim e do Panda, porque motor de busca recompensa o conteúdo relevante, devidamente escrito e interessante para os leitores. Tornou-se muito difícil ganhar a primeira página nos motores de busca quando os usuários não estão interessados ​​no que você tem a dizer.

Por esta razão, compartilho alguns conselhos sobre como construir e promover o conteúdo em termos de reputação online útil.

Seja claro e direto

Primeiro você precisa pensar sobre o tempo de atenção do cliente potencial: nem todo mundo tem tempo para ler cada palavra que você escreve, por isso é útil organizar o seu conteúdo em listas numeradas, divididos em parágrafos, use as legendas, em outras palavras, ajudar o leitor a encontrar a informação que precisa mais rapidamente.

Um post curto, mas rico em notícias relevantes pode ter mais impacto de que um post mais longo, desde que a mensagem contenha uma quantidade suficiente de detalhe. Você precisa usar uma voz reconhecível para espalhar o seu conteúdo: pensar cuidadosamente sobre o tom que a sua empresa quer ter.

Certifique-se de sua escrita expressa a personalidade, mantendo o profissionalismo. Use verbos ativos, em vez de passivo e tente estimular a imaginação dos leitores através de palavras.

O conteúdo efetivo também inclue uma ampla gama de elementos: texto completo de informações, fotos, vídeos e outras ferramentas úteis para aprofundar. O conteúdo ineficazes são aqueles que têm textos de baixa qualidade, sem qualquer outra coisa.

Alguns exemplos de conteúdo eficaz:

  • Áudio (podcast, MP3, etc.).
  • Vídeo (tutoriais, vídeos instrucionais, etc.).
  • Imagens
  • Link para um E-book
  • Sites e Recursos recomendados
  • Comentários, depoimentos e comentários sobre seu produto ou serviço
  • Formulário de inscrição para o seu boletim

Pense em seus clientes

Quanto ao estilo, não encha o conteúdo com um monte de palavras-chave, use uma linguagem simples e concisa para enfatizar os aspectos do seu negócio, que pode ser uma vantagem para o cliente.

Existem inúmeros canais para entregar conteúdo da Web e, portanto, mais concorrência para atrair a atenção dos usuários. O conteúdo de alta qualidade é a melhor maneira de se destacar da concorrência.

Era uma vez generalizada a "regra dos 7″, que consiste que um cliente veja uma mensagem de marketing sete vezes antes de ter uma opinião e decidir se quer ou não comprar o produto anunciado; já não é assim e as marcas devem gerenciar sua própria reputação mais de perto da transparência; revisar a última linha será decisivo para o comportamento de compra de outros usuários.

O mesmo vale para artigos que mencionam a sua marca, aqueles que se posicionam melhor na SERP vai ser o mais importante para influenciar as opiniões dos usuários em sua empresa.

Conteúdo online são permanentes

Como você pode ver no infográfico (feito por FireFly Digital) sobre gestão de reputação web, a mesma deve ser uma prioridade para o seu negócio, porque os conteúdos na internet são indeléveis.

O infográfico lança um olhar sobre diferentes aspectos, tanto do ponto de vista do consumidor e da empresa:

80% dos usuários preferem comprar produtos recomendados por amigos da vida real e da família
78% dos headhunters usam motores de busca para procurar informações sobre quem é candidato a uma posição particular e 35% excluem os candidatos com base no conteúdo encontrado na web
87% acreditam que a reputação do CEO de uma empresa é uma parte essencial da reputação da marca.

Deve-se acrescentar que nenhum usuário ou marca pode ter total controle sobre o conteúdo online (positiva ou negativa), mas você pode tomar medidas de gestão dos diferentes canais – perfis de mídia social, blogs, o seu site – onde postar conteúdo útil para seu público-alvo.

Quem são os usuários que confiam nos comentários?

Vamos olhar alguns dados da pesquisa da Revisão do consumidor publicado pela BrightLocal, a fim de identificar os usuários que são mais afetados pelos comentários: Em primeiro lugar, 73% dos clientes entrevistados disseram que os comentários positivos trazem maior confiança em uma marca.

Os clientes mais jovens (idade 16-34) são mais propensos a acreditar nos comentários on-line do que os consumidores mais velhos (55 anos).

Além disso, os clientes mais jovens cresceram na era da Internet e são usados ​​para ler e avaliar os comentários on-line de produtos e serviços.

Gerir o seu orçamento com astúcia

O conteúdo de alta qualidade pode ajudar especialmente as pequenas empresas com orçamentos limitados que pode superar os concorrentes utilizando astúcia. Muitas pessoas são afetadas pelas ideias e não pela quantidade de dinheiro investido em marketing.

Ter uma boa reputação é o resultado de um processo e não um acidente: o único conteúdo proativo pode neutralizar os comentários negativos ou outros resultados indesejáveis, seduzindo os usuários para liberar espontaneamente feedback positivo que determina o sucesso de uma marca online.

Fonte: Startup 101

Artigos relacionados

Faça uma autoanálise da sua loja virtual

Sempre penso nas micro e pequenas empresas quando vou escrever, pois admiro muito essa nossa massa de empreendedores brasilei...

5 dicas para uma estratégia de conteúdo bem-sucedida

Entre blogs pessoais, mídias tradicionais e mídias sociais, está se tornando cada vez mais difícil para as marcas serem cap...

90 palavras para persuadir seus clientes

Nós pensamos que somos seres racionais, que sempre atuamos de uma forma lógica e racional. Você e eu sabemos que não somos,...
 

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital