Qual o papel de um analista em mídias sociais?

“Se blogueiro fosse Pokemón, o próximo estágio de evolução seria para especialista em mídias sociais”.

Twittei esta frase há alguns dias para ironizar a “primeira geração” de tal função, uma das mais novas criadas para a comunicação digital. O cargo também é conhecido como analista de mídias sociais e a @MissMoura explica neste post o que este profissional deve fazer de verdade além de saber navegar no Twitter, Orkut e outras redes sociais.

E como muitas agências e empresas ignoram os requisitos básicos relatados no post da MissMoura, vemos muitas ações sendo realizadas de forma equivocada e alguns atos que podem sujar a imagem do anunciante com poucas palavras. A seguir, dois casos recentes que ilustram o que estou dizendo.

#Fail 1: Caso Vodafone

» Curta a página da Imagine no Facebook

O Cardoso mostrou aqui como as redes sociais de grandes empresas não são gerenciadas por um profissional da área e sim pelo funcionário interno da empresa, que resolveu “desabafar” no Twitter oficial da companhia telefônica. Resultado: a empresa teve que se desculpar publicamente pela atitude do rapaz, pois no final das contas a mensagem foi passada com a imagem da Vodafone.

#Fail 2: Bem Misteriosa

Esse caso ainda está rolando e pode servir de exemplo de como é importante o analista em mídias sociais ter conhecimentos em comunicação.

Ela começou com um teaser no meio do Big Brother Brasil e continuou na internet no endereço mostrado no final do comercial.

Querendo aproveitar o hype do Twitter e explorar a curiosidade das pessoas, prometeu quanto mais a tag #bemmisteriosa fosse twittada, a foto da gostosa atrás da fechadura se revelaria (veja mais detalhes e updates sobre o caso neste post do Sim, Viral). O que o anunciante e nem a agência esqueceram é que na internet teaser acaba com a paciência das pessoas e muita gente coloca os seus conhecimentos para descobrir de quem é o site, que segundo apontaram, pertence à uma funcionária da ID/TBWA e o DNS aponta para os servidores da Schincariol, cliente da agência.

Como descobriram que bastava mudar a hora no computador para revelar a foto, a informação se espalhou com uma velocidade impressionante e a tag #bemmisteriosafail tomou o 1º lugar nos Trending Topic brasileiro da tag oficial da campanha.

São nessas horas que um verdadeiro analista de mídias sociais deve entrar em ação para gerenciar essa crise e minimizar os efeitos dela. Mas o que se viu foram Tweets com erros de português e nenhuma atitude oficial para conter a “revolta” dos internautas. Caso queira debater mais sobre o assunto, visite o fórum da CampiDigital.

Como você viu, um analista em mídias sociais deve saber atuar como bombeiro para apagar incêndios imprevistos durante a campanha, pois ao contrário das campanhas nas “velhas mídias”, é preciso continuar a monitorá-la após a veiculação da mesma. E muita gente que se diz “especialista” não sabe como fazê-lo. Mas esses profissionais estão evoluindo, mesmo não sendo um Pikachu.

Fonte: Blogcitários

Artigos relacionados

Calcule o ROI das mídias sociais

Veja como é possível calcular o retorno sobre o investimento do marketing em mídias sociais Ao calcular o “ROI” das mídias...

O que dizer através das Redes Sociais?

Você já notou que é cada vez mais comum identificarmos empresas que criam perfis nas redes sociais, começam a interagir com o...

Orkut e o estreitamento das relações sociais e profissionais

O ponto crítico da Internet é conectar pessoas. Seja por questões profissionais, seja por relacionamentos pessoais, é possíve...
 

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital