Como monitorar suas ações nas redes sociais

O ponto mais importante de uma ação de marketing digital é o monitoramento.

O monitoramento é o grande diferencial de uma campanha na web para uma campanha de marketing offline. Na internet, tudo pode ser detalhadamente medido, dando uma precisão e controle muito maior sobre a campanha.

Mesmo assim, a maioria dos profissionais (cerca de 80%) que trabalham com mídias sociais, não realiza esse monitoramento.

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Penso que esse problema ocorre devido às campanhas em mídias sociais serem mantidas por agências de publicidade convencionais, onde estatística e análise baseadas em modelos matemáticos não são muito bem vindos (e não adianta falar que são, porque não são).

Opiniões a parte, vamos ao que interessa. Essas dicas foram baseadas no artigo do site curso de e-commerce.

Medir o número de acessos

Meça quantos acessos cada rede social fornece ao seu site/blog. Para isso, utilize o Google Analytics. Lembre-se também que você deve mensurar corretamente o quanto essa rede social contribui para seu site.

Com certeza, você deve dar mais atenção a uma rede do que a outra. Portanto, eu proponho aqui uma fórmula simples para medir o nível de interesse gerado em cada rede social:

IV = (v / h) / i

Onde 'IV' é o índice de visitas, 'v' o número total de visitas, 'h' o número de horas semanais que você dedica àquela rede social e 'i' o número de interações realizadas na rede (número de scraps, twittes...). Quanto maior, melhor.

Com esse índice, você sabe qual rede social realmente pode lhe render um número maior de visitantes.

Não se esqueça também de medir esses números para visitas dentro das próprias mídias sociais. Analise quem te visitou no Orkut, quem visualizou seus vídeos no Youtube e quem clicou em links que você enviou no Twitter (utilize o Migre.me para encurtar suas URL's, pois ele te dá um ótimo relatório do que aconteceu com o link que você Tweetou).

Tempo de engajamento e viral

O tempo de engajamento mede a qualidade das visitas oriundas de uma determinada rede social. Também utilizaremos o Google Analytics.

Na aba Fontes de Tráfego, você consegue saber detalhadamente o tempo médio que um usuário oriundo do Twitter passa no seu site e quantas páginas ele visualiza. Quanto maior esses números, melhor.

Para saber o quanto um conteúdo ou ação se espalhou nas mídias sociais em si, verifique a quantidade de RT's e Replies no Twitter, o número de votações e comentários num enquête ou fórum no Orkut, comentários de vídeos no Youtube e assim em diante.

Taxa de rejeição

Mais uma vez, através da aba Fontes de tráfego, você consegue visualizar a taxa de rejeição dos visitantes de uma determinada mídia social para o seu site.

Análise esse número de forma correta. Verifique primeiro a porcentagem de novas visitas. Geralmente a taxa de rejeição cresce para uma porcentagem de visitas novas maior.

Para saber se esses índices estão normais, calcule a diferença entre o número de visitas novas do site todo e o número de visitas novas oriundas de uma rede social. Faça o mesmo para a taxa de rejeição de todo o site e daquela rede. A proporção deve se manter, senão temos um problema. Lembrando que digo aqui que o índice está normal em relação ao resto do site. Não quer dizer que está bom.

Nas mídias sociais em si, análise a porcentagem de amigos que votaram numa enquete e comentaram um tópico dentro de suas comunidades no Orkut, ou deram um RT num Tweet seu.

Grau de atividade dos usuários e conversão

Qual a porcentagem de usuários que participam de suas ações? Meça esse número, assim como a taxa de conversão para cada ação.

Por exemplo, se você tem uma taxa de participação no Orkut em torno de 20% e uma taxa de conversão em torno de 5%, significa que para cada 100 pessoas que você interage uma (1) você fecha negócio.

Agora, se no Twitter você tem uma taxa de participação em torno de 60%, e uma taxa de conversão de 5%, significa que você fechou com três (3) pessoas.

O que você deve fazer agora é verificar o quanto você se dedica a essa rede social para saber qual dessas está mais efetiva. Vamos a mais um equação simples?

IC = tc / (h x i)

Onde 'IC' é o índice de conversão, 'h' o número de horas semanais que você dedica àquela rede social e 'i' o número de interações realizadas na rede (número de scraps, twittes...). Um número maior é melhor.

Não se esqueça de criar funis no Analytics. Você conseguirá mensurar detalhadamente como uma pessoa reage no caminho que a leva até a conversão.

Sempre lembrando que conversão ou fechar negócio que eu falo aqui, pode ser uma venda, um contato, assinatura de feeds e etc.

Comentários e menções à marca

Monitore tudo que falem de sua marca, produto, serviço ou assunto de seu interesse. Participe da conversa. Se for uma crítica, não fuja dela.

O mais importante é que você liste todos os comentários, separe-os por categoria e utilize-os para corrigir ou melhorar uma ação, serviço ou produto. Reuniões para discutir essas citações devem ocorrer sempre, de preferência com a análise de todos os itens listados aqui.

Fidelidade

As pessoas são fiéis a sua marca? Utilize o Analytics, através da aba Visitantes, para saber o quanto os visitantes de uma rede social são fiéis (necessita de configurações especiais).

Liste também quem são os visitantes que estão sempre interagindo e participando de ações realizadas nas mídias sociais, e calcule a porcentagem em relação ao total.

Esses números deveram ser levados em consideração a partir de 4 meses, pois antes você não terá no que se basear.

Fonte: Web Fórum

 

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