Orkut e o estreitamento das relações sociais e profissionais

O ponto crítico da Internet é conectar pessoas. Seja por questões profissionais, seja por relacionamentos pessoais, é possível conhecer pessoas de diversas localidades, de diferentes culturas e opiniões. Muitas vezes, a necessidade de comunicação é tão grande que chega a ignorar o obstáculo do idioma.

A grande questão é que comunicação é uma necessidade. O fato de uma pessoa expor seu cotidiano em uma rede social, blog, fotolog, ou mesmo no messenger, estando em outro país, dá a impressão do rompimento de toda e qualquer fronteira.

» Curta a página da Imagine no Facebook

Sites, emails, mensagens instantâneas, videoconferências, etc, são apenas algumas das mais populares formas de comunicação na Internet, mas uma invenção recente continua chamando muito a atenção: as redes sociais, tendo como destaque no Brasil, o Orkut.

O Orkut é um sistema criado pelo Google e lançado em fevereiro de 2004, cujo nome foi inspirado no do funcionário da empresa, que desenvolveu o projeto: Orkut Buyukkokten.

A ferramenta permite a você fazer e relacionar amigos e participar de comunidades sobre o mais diversos assuntos e cada pessoa tem uma descrição e você pode ver de quais comunidades ela participa, quais os amigos ela tem, mandar mensagens (scraps) e, até mesmo, se declarar fã dela.

Existem milhões de comunidades, desde aquelas dedicadas a assuntos sérios como programação, jornalismo e ciência, até comunidades voltadas ao divertimento, como as que declaram ódio a uma pessoa famosa, que tratam de "micos", enfim.

Se você é fã de uma banda de música, certamente encontrará uma ou mais comunidades de fãs do grupo. Se você adorava o seriado Jaspion, vai encontrar muita gente que também gosta. Se você trabalha com contabilidade, mas tem curiosidade em saber a respeito do cotidiano do pessoal que trabalha com medicina, lá você vai encontrar comunidades sobre o assunto. De maneira geral, é possível explorar qualquer tema e você também pode criar sua própria comunidade.

Em resumo, o grande "barato" do Orkut é poder se relacionar com pessoas e comunidades com as quais você possui afinidades. É muito interessante tratar em um só lugar de assuntos profissionais, acadêmicos, de lazer, de humor, enfim.

No Orkut, você tem que conviver com as pessoas de maneira semelhante ao seu convívio cotidiano na sua casa, no trabalho ou na faculdade. Essa questão é levada tão a sério que uma das exigências para fazer parte do Orkut é fornecer informações verídicas sobre você em seu cadastro. E como não poderia deixar de ser, assim como no dia-a-dia você pode fazer amigos e inimigos, ter afeto e ódio, ser adicionado ou bloqueado por alguém.

Um constatação importante é que os brasileiros são a maioria por lá, muito provavelmente isso se deve ao fato de o brasileiro ser mais comunicativo, de criticar com humor e de ser um povo que adora se relacionar.

Como resultado o Orkut tem sido uma ferramenta importantíssima de empresas na conquista e na manutenção de relacionamento com seus clientes. O Orkut permite que empresas façam comunidades e meçam a satisfação dos clientes com seus serviços e ainda conhecer mais profundamente suas características mais peculiares.

O Orkut, assim como a maior parte das outras redes sociais semelhantes, são canais de comunicação que não podem de maneira nenhuma ser desprezados no contato com o público.

Conheça outras ferramentas de comunicação digital e faça seu planejamento com a Imagine.

Artigos relacionados

6 dicas sobre como escrever o conteúdo para B2B

Como escrever conteúdo para o B2B? A resposta a esta questão exige um mínimo de atenção, porque a tarefa não é fácil. Na ve...

Como fazer uma boa apresentação em slides. Algumas dicas de sucesso.

Tem uma apresentação para fazer e não sabe como impressionar? Causar uma boa impressão garante bons negócios. Preparação e p...

10 mitos sobre conteúdo online

Lançado em 1999, o site de vídeos de humor CollegeHumor era só uma diversão do então universitário Ricky van Veen. Mais de de...
 

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital