Planners e criativos devem trabalhar juntos

O planner que acredita que a campanha vai ao ar graças ao seu trabalho está na hora de rever os seus conceitos em termos da construção de uma marca, seja ela no ambiente on ou offline. O processo de construção de marca passa por campanhas que passam por várias áreas de uma agência.

Lembro que quando eu estava escrevendo o meu livro Planejamento Estratégico Digital, passei um dia na JWT para uma conversa com o Ken Fujioka. A ideia não era entrevistá-lo, mas acabou acontecendo. Pouco mais de 20 minutos com Fujioka valeu mais que as aulas de planejamento na faculdade, que na verdade, nem tiveram.

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Entre vários assuntos da nossa conversa, Ken me apontou um andar inteiro da JWT e me disse: “Aqui você não sabe quem é planejamento e criação. Todo mundo trabalha lado a lado”. Eu já atuava assim em outras agências, mas nunca tinha prestado atenção como isso era importante no processo de planejamento. Entre 2009 e 2010, atuei em agências onde o planejamento ficava isolado, longe mesmo da criação e só ai comecei a perceber a importância de se atuar lado a lado com esse time e, claro, o quanto nessas agências os criativos pediam mais proximidade com o planejamento.

Hoje, sento ao lado do diretor de criação da Tesla e temos a oportunidade de conversar o dia inteiro sobre ideias, pesquisas, referências, planejamentos, criação, entre outros assuntos que sejam pertinentes para os nossos clientes.

Planejamento não cria. Criação não planeja. Mas ambos se ajudam, se complementam e oferecem uma solução melhor ao cliente. Nós, planners, temos – entre outras obrigações – de pesquisar inovações, tendências e concorrência. Entendemos a cabeça do consumidor e definimos a estratégia para atingir a mente e o coração desse consumidor. A criação materializa essa estratégia, esse lado emocional.

Planners dão insumos para a criação. Damos a liberdade e as ferramentas necessárias para a criação “viajar”, como dizemos, e eles precisam fazer. Claro que a criação também pesquisa, também vai atrás de tendências, de formas, de ícones, de ideias, mas com uma outra visão, que complementa o que nós levamos a eles.

Criação também entende de estratégia, de tática de pesquisa com o consumidor e é excelente isso, pois em alguns casos eles podem ter a necessidade de entender algo que nós, planners, não enxergamos, ao passo que nós entendemos também de como ser criativo e podemos ajustar o trabalho da criação mediante o que temos em mente do que o mercado pede, o que o consumidor espera e o que a concorrência não está falando ou fazendo.

Em resumo, planners e criativos se complementam e não se atrapalham. Se você, planner, tem uma boa relação com a dupla de criação do seu cliente, tenha certeza que muitos passos já foram dados para o encantamento do cliente e, claro, para o sucesso da campanha.

Fonte: Mídia Boom

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