Denúncia na web acirra guerra entre Google e Microsoft

Um engenheiro de segurança do Google na Suíça avisou a Microsoft sobre uma vulnerabilidade no Windows XP, mas cinco dias depois, vendo que a falha não era reparada, publicou as informações na internet. A denúncia é mais um episódio na relação conflituosa entre as duas empresas.

Tavis Ormandy, o engenheiro do Google, descobriu o problema no Centro de Ajuda e Suporte do Windows XP, que permite baixar documentos de ajuda da intenet caso necessário. Mas a vulnerabilidade é que é possível baixar mais do que arquivos de ajuda usando comandos arbitrários com os privilégios do usuário atual, de acordo com o engenheiro, com PCs rodando Windows XP SP2 e SP3, e IE7 ou IE8.

» Curta a página da Imagine no Facebook

Ormandy justificou ter ido a público denunciar a falha. "Se eu tivesse reportado o problema sem um exploit funcional, teria sido ignorado", escreveu na newsletter por e-mail Full Disclosure.

A Microsoft rebateu a acusação. Jeff Bryant, gerente de grupo do Microsoft Security Response Center, escreveu sobre sua preocupação "com a revelação pública deste problema, dado que nós só fomos notificados por este pesquisador em 5 de junho".

Especialistas em segurança defendem uma punição pública para Ormandy. O executivo-chefe da SecTheory, Robert Hansen, diz que ele deveria ser demitido.

Recentemente, o Google anunciou ter desistido do sistema operacional Windows em suas sedes, gerando depois críticas públicas da Microsoft a respeito.

Na semana passada, foi a vez de funcionários da Microsoft ironizarem a adoção pelo site de buscas de telas de fundo personalizadas, que já existiam no Bing - mais um exemplo de que a competição entre as duas empresas não tem sido muito pacífica.

Fonte: Portal Terra

Artigos relacionados

Ibope lança ferramentas para monitorar redes sociais

Criadas para auxiliar a relação entre agências e consumidores, os novos recursos acompanham o comportamento dos usuários nas ...

Facebook quer criar computador ecológico feito de papelão

Rede social quer diminuir geração de resíduos com a troca de servidores por máquinas mais novas. O Facebook lançou um concur...

Sua empresa está no Google Places?

97% dos consumidores pesquisam empresas locais online O Google é hoje o buscador número 1 no mundo, no Brasil ele detém 86...
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital