Google e Facebook brigam por Internet mais inteligente

Após a Google comprar a Metaweb, as duas gigantes podem estar caminhando em ritmo de colisão.

A Google esquentou ainda mais a disputa com o Facebook, para a criação de uma internet mais inteligente, ao anunciar, na última sexta-feira (19/7), que adquiriu a Metaweb, uma empresa que mantém um banco de dados aberto, de assuntos variados, para melhorar os resultados pesquisados.

“Com a nova aquisição, nós queremos melhorar a pesquisa e tornar a web mais rica e significativa para todos", declarou o diretor de gestão de produtos do Google, Jack Menzel, em uma mensagem no blog da empresa.

» Curta a página da Imagine no Facebook

No entanto a Google não é a única à procurar esses mecanismos, isso porque o Facebook, já parece caminhar nesta mesma direção, desde que anunciou em abril, o Open Graph.

A nova plataforma da rede social tenta melhorar a pesquisa ao unir os quatro cantos da web em pacotes que podem ser mais significativos para seus usuários.

"O Yelp está mapeando a parte do gráfico que relaciona as pequenas empresas, enquanto Pandora está mapeando a parte gráfica relacionada a música. Se pudermos ter estes mapas em separado e apresentá-los todos juntos, podemos criar uma navegação mais inteligente, mais social e mais personalizada" disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, durante a conferência F8 Developer Conference em abril.

Pelo que parece, as duas gigantes poderiam estar caminhando em ritmo de colisão, isso porque os metadados, para a iniciativa do Facebook, poderiam criar uma estrutura rival a construída pela Metaweb, afirma Kim-Mai Cutter, do website Deals & More.

"O Facebook tem o botão “Like” como registro de dados da preferência de seus 500 milhões de usuários e seria na melhor das hipóteses um modo para aproveitar os metadados e criar um produto de pesquisa atraente", concluiu Cutter.

Fonte: PCworld

Artigos relacionados

Brasil é um dos países mais vulneráveis a ataques cibernéticos, diz pesquisa

Estudo cita denúncias de que os últimos apagões elétricos no Brasil teriam sido causados por hackers. Em uma comparação feit...

Usuários passam 23% do seu tempo online em redes sociais

Uma pesquisa da Nielsen referente ao mês de junho apontou que usuários passam 23% do seu tempo online em sites de redes socia...

Twitter confirma a compra do aplicativo TweetDeck

Programa gratuito permite acessar o microblog no desktop. Segundo a 'CNN', Twitter pagou US$ 40 milhões pela ferramenta. O...
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital