Tecnologia sustentável transforma PETs em colchão e laminado

Na onda do ecologicamente correto, empresas investem na criação de produtos que aliam inovação e sustentabilidade para decorar a casa e aumentar o conforto dos seus moradores.

A reutilização de garrafas plásticas é um método adotado em algumas das iniciativas, que ainda elencam ideias como o desenvolvimento de madeira plástica. Saiba como a tecnologia tornou possível colocar em prática essas ideias sustentáveis:

Colchões de garrafa plástica

2634316-7782-recA Trisoft desenvolveu o Sistema PETFOM, que utiliza garrafas PET recicladas. Para reaproveitar o material, as garrafas são coletadas e, após passar pela lavagem, transformadas em flocos. "Esses flocos plásticos são processados por maquinário de última geração, passando por processos patenteados de produção para se transformar no Sistema PETFOM", explica o CEO da Trisoft, Maurício Cohab. Daí em diante, o processo de fabricação inclui prensa, corte, lavagem, secagem, além do uso de máquinas extensoras, estiradoras e estufas, para dar forma à fibra.

» Curta a página da Imagine no Facebook

A confecção de um colchão de casal absorve cerca de 1.260 garrafas, que substituem lâminas de espuma e de feltro utilizadas nos modelos convencionais. Segundo a empresa, a troca possibilita a otimização de custos e recursos, sem prejuízos ao conforto e tornando o colchão 100% reciclável. A tecnologia tem patente requerida e será licenciada pela empresa para que seja aproveitada na indústria brasileira. Caso o colchão precise ser descartado, também pode ser reciclado.

Laminados ecológicos

A Lamiecco reutiliza garrafas plásticas para desenvolver chapas, bobinas e fitas para revestimento de móveis, paredes e forros. A fábrica gaúcha calcula que, a cada três metros de laminado, são recicladas 40 garrafas PET. Por mês, chegam a ser reutilizadas 8 milhões de garrafas, o que coloca a média anual no patamar de 96 milhões de unidades. Com vida útil de dez anos, o produto é descrito como imune a cupim, umidade, mofo e fungos.

O processo de reaproveitamento do material começa com a separação das garrafas por cores e por origem (as enviadas por coleta seletiva têm a reciclagem facilitada), seguida pela remoção de rótulos e tampas. Depois de passar por uma linha de superlavagem, onde é descontaminado com água quente e produtos químicos, o material é transformado em flocos plásticos, descreve o diretor geral da Lamiecco, Alexandre Figueiró. Por um processo de extrusão, os flocos são derretidos e fundidos novamente em formato laminar. O equipamento, importado dos Estados Unidos, produz até uma tonelada de lâminas a cada hora. Após o resfriamento, as chapas passam pela texturização, onde ganham formato e cor conforme a encomenda do cliente.

Outras iniciativas

Resíduos plásticos descartados pela indústria e restos de madeira e serragem - provenientes de madeireiras certificadas - são aproveitados para a criação da Madeplast. A madeira de plástico pode ser utilizada na construção de decks, pergolados, painéis, píeres e outros tipos de área externa. A empresa, incubada em 2008 na Universidade Positivo, em Curitiba (PR), contou com colaboração de pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), do Senai-PR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A criação foi premiada por instituições como CNPq e Ministério de Ciência e Tecnologia e recebeu o Destaque Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Outra iniciativa é o Travesseiro Ecofriendly desenvolvido pela Altenburg. Com fibras recicladas de garrafa plástica - submetidas a um tratamento especial para serem aplicadas no produto -, a empresa têxtil usa 15 PETs para cada unidade fabricada. A companhia ainda oferece outros modelos de travesseiro que contam com revestimento feito a partir da reciclagem de garrafas.

Fonte: Terra.

Artigos relacionados

Extensão para Google Chrome recria experimento secreto do Facebook

Na última semana veio à tona um estudo realizado pelo Facebook em 2012, que manipulou a timeline de cerca de 700 mil usuári...

Mercado de distribuição de TI e Informática deve crescer 5% em 2012

Uma pesquisa procurou traçar um panorama atual sobre o mercado de distribuição em tecnologia da informação (TI) no Brasil par...

Nielsen: Facebook supera rádio e jornal e rivaliza com a TV nos Estados Unidos

Uma nova pesquisa da Nielsen Online mostra que o uso de mídia social se tornou um hábito regular para três quartos da populaç...
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Imagine Comunicação Digital

Av. Treze de Maio, 1116, Sala 1901, Fátima | CEP: 60040-530 | Fortaleza - CE - ver no mapa | Google+

Telefone: +55 (85) 3032-9525 | Email: atendimento@imagineseusite.com.br | Siga nas redes:

© Imagine Comunicação Digital